Como o metaverso impacta na sustentabilidade?

Por Carina Caldas

Metaverso parece ser um conceito distante e futurístico, mas o fato é: já está presente e causando muito mais impacto do que imaginamos na sociedade. Assim como qualquer avanço tecnológico, os NFTs e a realidade aumentada, por exemplo, já deixam suas pegadas no meio ambiente.

Por definição, o metaverso é um mundo completamente virtual que tenta simular o universo que conhecemos através de realidade aumentada. Apesar de significar uma parcela inteiramente digital da sociedade, emite gases de efeito estufa assim como qualquer tecnologia. Então, qual seria o real impacto do metaverso e, como ele pode coexistir com a sustentabilidade?
Os centros de processamentos de dados necessários para manter o metaverso funcionando não são baratos, pensando num viés de consumo de energia. “O metaverso pode ser a próxima grande plataforma da computação depois da world wide web e mobile, mas o nosso armazenamento e infraestrutura hoje simplesmente não são capazes de suportar esta visão”. Segundo Raja Koduri, vice-presidente sênior e head da Intel, seria necessário aumentar em 1000x a capacidade de armazenamento coletivo dos computadores para manter o metaverso funcionando.
Tecnologias como realidade virtual, inteligência artificial e blockchains terão papéis fundamentais no avanço do metaverso. No entanto, todas consomem grandes quantidades de energia. Por exemplo, um estudo de 2020 da Greening The Beast estima que gamers de realidade virtual podem gastar cerca de $2,200 dólares em energia num espaço de cinco anos e emitir quase uma tonelada de carbono na atmosfera por ano.
As grandes corporações já se comprometeram em reduzir o impacto de seus metaversos. O Google, por exemplo, pretende operar com 100% de energia livre de emissão de carbono até 2030. A Microsoft, com um plano ainda mais avançado, deseja ser carbono negativa até o mesmo ano ao eliminar o uso de combustível diesel em seus centros de processamentos de dados.
Você já pensou sobre o consumo de energia no metaverso?

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.