Aelita

Marca de consumo consciente através do design.A elita é uma marca de objetos e peças autorais criadas por Tici Andriani. Preocupada desde criança com o destino e a beleza das coisas, ouviu do pai aos nove anos que seria designer, e a profecia se concretizou em um trabalho que envolve sustentabilidade, inovação e propósito. Aelita usa materiais de fonte renovável, se preocupa em todos os passos da cadeia de produção e valoriza cada mão que cria o produto. Aelita acredita que não existe design sem história. E mal pode esperar para estar presente na sua.

Mas por que Aelita?

Apaixonada pelos frenéticos anos 20 Tici Andriani um dia assistiu a “Aelita, a Rainha de Marte”, primeiro filme de ficção científica soviético, de 1924, que fazia parte da lista da referência de possíveis nomes para a marca. O longa traduziu perfeitamente o que já andava na cabeça da designer faz tempo. A estética futurista e a história de empoderamento da Rainha Aelita deram forma ao gosto e às ideias de Tici para criações.
106e03fc-36b7-46fd-84c0-6d19e12021e5

Pensado por mulheres

Produção em pequena escala

Aelita tem os pés fincados na terra em um processo sério de sustentabilidade e upcycling, mas a cabeça nas estrelas na hora de se inspirar. O que vem do espaço é mágico, profundo, curioso, e as obras de Tici refletem essa paixão pelo desconhecido, pela estética espacial, inovações científicas e poder feminino. Aelita é magia pura vinda do Cosmos, com um pós-punk bem alto tocando no fundo. A Aelita é uma marca de design com propósito, e por isso todos os objetos são pensados para ganhar uma nova trajetória mesmo quando caem em desuso. Esse processo se chama “Logística Reversa” que funciona da seguinte forma: se um cliente não quer mais a joia, ao invés dela ir morar no fundo do armário, ela volta para as mãos da Aelita e o cliente ganha um crédito no valor do metal usado na joia. Depois essa peça pode ser vendida em um brechó da marca, ou ser alugada para colecionar novas histórias em festas,reuniões, filmes no sofá ou em viagens interestelares. Esse propósito de continuação está presente em todas as criações da Aelita, e seus diversos significados vão ser sempre explicadinhos na hora da compra.
Tici coleciona personas, formações, cursos e paixões. Tudo o que ela viveu e ama faz parte desse enorme quadro de referências mental: o trabalho com Animação 3D, o período fazendo Master em VFX na Academy of Art University, o Desenho Industrial na FAAP e pós no IED, os anos em Design de Interiores no Studio Otto Felix, a imersão em Boisbuchet sobre Design For Humans, mas também a paixão pelo movimento Riot Grrrl, as heroínas feministas da história e a sustentabilidade – sempre, e desde o início, ligada a tudo o que a Tici faz.
Suas referências e paixões sempre andaram de mãos dadas com o consumo consciente. As mesmas milhares de perguntas que fazia na infância para os pais, ela repetia em relação ao fim dos objetos. Não faz sentido colocar algo no mundo sem se responsabilizar por ele. E é dessa crença em um design que traga soluções e seja sustentável além da beleza que a Aelita surgiu. Uma filha Rainha de Marte que é símbolo de tudo o que a Tici acredita: responsabilidade social, inovação, sustentabilidade, leveza, humor, e claro, ainda muitas perguntas por fazer.