A revolução das fibras texteis de algas por PHYCOLABS

A Phycolabs é uma startup brasileira, fundada por Thamires Pontes, com o propósito de inserir no mercado fibras têxteis biodegradáveis como uma alternativa para transformar a indústria da moda.

De origem natural e biodegradáveis à base de macroalgas, uma matéria- prima sustentável que opera em um ciclo de vida de produto circular.

A indústria têxtil possui problemas em toda sua cadeia de valor, desde o cultivo de algumas matérias-primas ou extração de petroquímicos até o descarte de forma inconsciente que prejudica todo o ecossistema. A Phycolabs pensa em toda a cadeia, desde o cultivo, a produção até o descarte.

Para produzir fibras de algas a empresa usa menos recursos naturais como, energia, água e menor emissão de gases do efeito estufa. A matéria- prima sustentável não depende do solo e é um dos organismos com maior taxa de crescimento do planeta.

As algas marinhas capturam de 5 à 20 vezes mais carbono do que as florestas terrestres por unidade de área, incluindo o armazenamento em profundidade oceânica.

Os impactos sociais & ambientais

  • O cultivo de algas marinhas promove mudanças positivas em: transporte, habitação, necessidades básicas, educação em regiões de pesca.
  • 0,03% de algas no mar é capaz de absorver até 6% de gases do efeito estufa por dia.
  • O cultivo de algas marinhas não usa terras agricultáveis nem pesticidas, sequestra carbono, reduz a poluição das águas costeiras, melhora a biodiversidade.
  • Em outros países, o cultivo afetou positivamente o status socioeconômico de mulheres algicultora.

Você também pode conhecer mais desse Projeto incrível no @ResetPod, um podcast patrocinado pela ADN Reset

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *