Aulinha básica de fibras têxteis

Por Ale Farah, especial para ADN reset

A tecnologia têxtil é muito avançada. Veja só o desfile de verão 2023 da Bottega Veneta onde todos os couros passaram por processos para parecer jeans, algodão, flanela. Impressionante.

Na próxima coluna vamos falar dos tecidos mais responsáveis, mas hoje vamos ao básico e conhecer os três tipos de fibras têxteis que compõem os tecidos mais usados pela moda.

Hoje, é chique saber o que estamos comprando. Precisamos nos informar não só sobre o modelo, o comprimento e a cor das roupas, mas também ter informações sobre o tecido de que a roupa é feita. Então, sem mais delongas vamos aos três tipos de fibras têxteis ou filamentos têxteis que por suas características de flexibilidade, suavidade, elasticidade, resistência, tenacidade e finura, estão aptas às aplicações na moda.

Fibras Naturais

São de origem animal ou vegetal. 

As fibras de origem animal são obtidas do pelo de animais como a lã de ovelha, alpaca, ou de casulos, como o bicho-da-seda.

Elas têm como principais características serem facilmente. tingidas e absorverem a transpiração

As fibras de origem vegetal vem das plantas, de suas penugens (algodão), dos caule (linho, cânhamo, juta, rami), das veias foliares (ráfia, sisal). São fibras que facilmente tingidas e absorvem bem a transpiração.

Fibras Artificiais

A origem das fibras artificiais são plantas, como árvores que produzem celulose. A diferença é que elas, com muita química, são transformadas em fibras de superfície regular e comprimento longos. Rayon, viscose, cupro, acetato, modal e liocel são algumas fibras artificiais. No processo, elas atingem a gramatura, comprimento e brilho desejados. 

Fibras Sintéticas

As fibras sintéticas representam 55% das fibras e são produzidas a partir de polímeros derivados do petróleo, ou seja de fontes não renováveis. São as mais baratas.  Elas consomem mais de 12 bilhões de litros de petróleo. Primeiro, o petróleo é sintetizado em resinas plásticas e depois transformadas em fios e depois em tecidos.As principais fibras sintéticas são o nylon, as fibras de poliéster, poliamida e as fibras acrílicas, como feltro. As fibras sintéticas têm alto rendimento do tecido. Elas tem baixa absorção de umidade, baixa respirabilidade e eletrostática, difíceis de tingir e requerem corantes especiais. 

 

Agora que a gente já conhece os três tipos de fibras é bom lembrar que na produção dos tecidos as tecelagens mixam as fibras juntas. Então é muito comum ter roupas com 80% algodão, 20% poliéster e por aí vai. Leia a etiqueta e se informe antes de fazer sua escolha.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *