Repensando modelos de negócios para uma indústria de moda próspera e sustentável

Por ELLEN MACARTHUR FOUNDATION

Modelos de negócios circulares para moda, que permitem às empresas gerar receita sem fazer roupas novas, representam uma oportunidade significativa para um novo e melhor crescimento na indústria da moda. Esses modelos de negócios, que incluem revenda, aluguel, reparos e reforma, podem proporcionar uma economia considerável de gases de efeito estufa e podem valer US$ 700 bilhões até 2030, representando 23% do mercado global de moda. No entanto, existem quatro ações principais que as empresas devem tomar para conseguir isso. Agora é a hora de explorar uma nova maneira de fazer negócios na moda nas últimas décadas, a quantidade de roupas que a indústria da moda produz cresceu e cresceu, ao mesmo tempo em que as margens de lucro diminuíram e o impacto no meio ambiente aumentou. Entre 2000 e 2015, a produção de roupas dobrou, enquanto no mesmo período a utilização – o número de vezes que uma peça de roupa é usada antes de ser jogada fora – diminuiu 36%.

Essa tendência levou a indústria global da moda a produzir cerca de 2,1 bilhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 2018 – 4% do total global. Além disso, devido a preços cada vez mais baixos e receitas perdidas – por excesso de estoque, falta de estoque e devoluções – as margens de lucro dos principais varejistas de vestuário do mundo diminuíram em média 40% de 2016 a 2019. Isso foi exacerbado em 2020 pelos impactos da pandemia de Covid-19, que destacou a fragilidade das cadeias de suprimentos da moda e viu a indústria sofrer uma queda impressionante de 90% nos lucros em relação a 2019.
Modelos de negócios circulares dissociam a receita da produção e do uso de recursos. Ao dissociar as receitas da produção de matéria-prima – por meio de modelos de negócios como revenda, aluguel, reparo e reforma – as emissões de gases de efeito estufa, a poluição e os impactos na biodiversidade podem ser reduzidos.
Modelos de negócios circulares podem fornecer melhores margens e competitividade do produto Modelos de negócios circulares oferecem benefícios de receita e custo. Eles fornecem vários fluxos de receita, permitindo que as empresas ofereçam novos serviços, como restauração, personalização e customização. Os benefícios de receita incluem maior fidelidade, acesso a dados de uso de clientes e produtos e aumento da base de clientes. Ao mesmo tempo, os custos podem ser reduzidos devido à economia de melhor produtividade de recursos e redução de riscos (por exemplo, melhor gerenciamento de estoque).
Atualmente, modelos em expansão como revenda e aluguel nem sempre resultam em benefícios ambientais. Para desenvolver modelos de negócios circulares com sucesso, sua receita deve ser dissociada da produção e do uso de recursos. Atualmente, embora tenham um grande potencial, esses modelos de negócios nem sempre alcançam essa dissociação e os benefícios ambientais que a acompanham.
Existem muitas barreiras para essa dissociação. Em primeiro lugar, a forma como a indústria mede o sucesso é muitas vezes baseada nos volumes de vendas. Assim, por exemplo, uma empresa que mede seu sucesso dessa maneira pode incentivar a devolução de produtos para revenda, remanufatura ou reciclagem oferecendo vales para novos produtos, o que resulta no crescimento do negócio linear. Em segundo lugar,os produtos nem sempre são projetados para suportar o nível de uso que os modelos de negócios circulares exigem. Por exemplo, um vestido de ocasião oferecido por meio de um modelo de aluguel que parece desbotado ou fora de forma depois de limpo duas vezes não será uma opção viável, econômica ou ambientalmente. Em terceiro lugar, as cadeias de suprimentos atuais são otimizadas para produção e distribuição previsíveis e unidirecionais, enquanto os modelos de negócios circulares exigem redes locais e globais que facilitam serviços como limpeza, reparo e reforma. Além disso, as empresas da indústria da moda perdem mais oportunidades econômicas e ambientais ao não combinar ou explorar outros modelos de negócios, talvez novos, que poderiam dissociar os fluxos de receita da produção e do uso de recursos.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *